quinta-feira, 22 de abril de 2010

Brasil 510

Os 510 anos do Brasil devem ser comemorados ou lamentados? Há esperança?

3 comentários:

  1. O Brasil é um adolescente se comparado com outros países e isso explica muita coisa.
    510 anos não é quase nada perto de outras geografias desse planeta que vivemos. Temos muito que aprender ainda.
    Não adianta ter o exemplo do mundo, precisamos aprender por nós mesmos.
    Todo mundo sabe que o que salvou o Japão pós guerra foi a educação, mesmo assim a nossa está nas trevas. Todo mundo sabe que investir no carro é prejudicial, mesmo assim as reformas são para fluidez dos carros e não de pessoas. Todo mundo sabe que violência gera violência e mesmo assim a Tropa de Elite é um exemplo.
    Todo mundo sabe que trem é um ótimo meio de transporte, mas ainda não temos nem planos e mais um tanto de outros “todo mundo sabe”!
    São 510 anos de “jeitinho brasileiro” que nada mais é que sair ganhando em cima de qualquer um. “Se dar bem” de alguma forma. Seja por influencia ou desobediência!
    A política reflete muito o que somos de fato. Todo mundo é polido e bem educado diante da platéia, mas consigo mesmo chega assustar quando percebemos nosso podre.
    Um exemplo comum: Carteirinha de estudante. Todo mundo tem uma, quem tem uma realmente válida ou verdadeira? Ou que não tenha conseguido de algum jeitinho?
    510 anos para História não é nada. Para nós Brasileiros acredito ser um momento de transição. As gerações pós 90, não sofreram reflexos de ditadura militar, nem de censura, nem influencia da igreja e sequer da família. Uma geração livre e que está um tanto desnorteada ao mesmo tempo em que é ativa, querendo fazer e acontecer. Prepotente, o mundo sofre um tsunami e nós apenas uma marolinha, emprestamos dinheiro pro FMI, tó, pega aí, dissemos pro mundo. Batemos a porta falando alto e fazemos as mesmas besteiras que todo adolescente faz.
    510 anos foi tempo suficiente pra entender que o Brasil é lindo, um lugar paradisíaco, com palmeiras e praias desertas de águas quentes e mulatas semi nuas servindo-lhe na boca. Já deu pra entender que aqui tem carnaval e são João. Já deu pra ver tudo que o mundo sabe de nós. Tudo isso é lindo. Mas chega de ilusão. É hora de lamentar para poder olhar com novos olhos e aí sim, ter esperança. Tendo esperança temos atitude. Uma nova atitude.Longa jornada, mas “nóis é fiotão”!

    ResponderExcluir
  2. Vixe! Que desabafo! Desculpem me pelos erros. Mais calmo digo: Vai BraZil! ops! BraSil!

    ResponderExcluir
  3. Eis os 510 anos de 'achamento' do Brasil. O Brasil que mata o Índio, que mata o Homem, que derruba o Ipê e a Aroeira. Que bota fogo no mato, que põe na faca o Jereba, o Sabiá, e o Bem-ti-ví. Eis o Brasil, que não é de verdes matas, nem mais de cachoeiras e cascatas. Eis o Brasil, que não conhece o Brasil, e quer vender a Amazônia. Mais eis, o Brasil do samba, do Vinícius de Moraes e da Garota de Ipanema. Do futebol, e da gente mais bonita que se pode existir neste vasto Universo. Apesar dos pesares, cantemos todos o Brasil em nossos versos sempre, orgulhando-se a cada dia, entre obas e olás, do país em que vivemos. Saravá meu país!

    ResponderExcluir