quinta-feira, 29 de abril de 2010

Tele-curso

E agora os telejornais dão dicas de como agir durante um assalto, durante um seqüestro relâmpago, um tiroteio. Eu vi em pelo menos dois canais de grande audiência, em destaque, passo a passo para a dona-de-casa se defender quando estiver em alguma situação dessas.
No NatGeo ou Discovery não sei ao certo, tem um cara que ensina como sobreviver em ataques terroristas e ambientes inóspitos do tipo.
Será que “estão” nos preparando para viver no caos?

5 comentários:

  1. Pensar é assim acho q é meio pessimista ou, no mínimo, se render às teorias conspiratórias!

    Encaro os programas de televisão, salvo raríssimas exceções, como um espaço para o mais puro e simples lazer. A própria Discovery tem um programa que ensina como sobreviver em locais selvagens...

    A ideia (ao menos a minha) é relaxar e me divertir... Absorver? Muito pouco!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho melhor comprar uma bicicleta... :-))

    ResponderExcluir
  3. Sou formado em comunicação e todo mundo que é da área nunca mais assiste TV do mesmo jeito depois de formado. Às vezes trato tudo como manipulação tosca e escancarada. Às vezes acho que nem os profissionais sabem ao certo o que estão fazendo e ainda, que o fazem para pagar as contas do fim do mês como todo mundo. A ideologia ficou lá na faculdade, salvo alguns mais fervorosos.
    Os Tele Jornais adoram uma estatística para elaborarem gráficos lindos na computação gráfica. E é um prato cheio para matérias como essas. Semana passada saiu a estatística do aumento dos casos de seqüestro relâmpago e essa semana, obviamente, vamos tirar o máximo que a noticia pode dar!
    Enquanto isso, nós que aqui sobrevivemos dia-a-dia, ficamos cada vez mais paranóicos.
    Alarmes, seguros, trancas, cadeados, spray de pimenta, segurança, cerca elétrica, carro blindado, choque e viva o BOPE! Viva o Ibope!

    ResponderExcluir
  4. Já vivemos no caos. O caos que nós permitimos e aceitamos coniventemente. E acho muito mais justo um sequestro relâmpago que a nossa carga tributária. Sério, acho que assaltos deviam ser dedutíveis do IR, sob a forma de "outras transferências a título não oneroso".

    Pelo menos no sequestro eu sei que a grana vai parar na mão de alguém que não consegue levar uma vida digna com as oportunidades que lhe tocam. Quer forma mais direta de transferência de renda?

    Viva a igualdade social! Viva o seuqestro relâmpago!

    ResponderExcluir
  5. Se os operadores dos meios de comunicação, comunicólogos em geral, professores e demais agentes multiplicadores, não pensarem na formação de opiniões e na qualidade das opiniões q estão formando, quem pensará?
    Acho q a mídia devia se preocupar mais com o tipo de preparo q busca proporcionar ao telespectador... atacar os desvios de verba da educação, a banalização do ensino e o sucateamento das universidades e produção científica, e cobrar a manifestação e providência dos responsáveis, seria, sem dúvida, mais salutar à segurança nacional do q preparar os cidadãos para se conformarem e aprenderem a lidar com esse convívio injusto e, antes disso, desnecessário.
    Essas receitinhas, na prática, não seguem a teoria.

    ResponderExcluir